Também conhecido como comércio eletrônico, o e-commerce é uma forma de negócio presente apenas no mundo digital. Sendo através dele feito a compra e venda de produtos sem a necessidade do lojista contar com um estabelecimento físico.
Neste conteúdo você vai descobrir:
- O que é e-commerce?
- Qual a diferença entre e-commerce e loja virtual?
- 8 passos para criar seu e-commerce
- Dicas para melhorar seu e-commerce
O que é e-commerce?
E-commerce é um negócio que encontra-se presente apenas na internet. Ele possibilita comerciantes a fazerem seu processo de vendas, desde a disponibilização do produto para escolha do cliente até a compra, totalmente online!
Quem escolhe investir em uma plataforma e-commerce, conta com algumas vantagens, como praticidade e agilidade. É possível integrar o um e-commerce com plataformas de marketplace, redes sociais e pagamentos onlines.
Podemos compreender que o e-commerce é um empreendimento que permite vender com a internet sem se preocupar com custos de um espaço físico.
Entretanto, apesar das facilidades com o processo de vendas, é preciso uma boa estratégia de marketing e divulgação de produtos!
Qual a diferença entre e-commerce e loja virtual?
É comum muitas pessoas pensarem que um e-commerce é a mesma coisa que uma loja de vendas. Porém, e-commerce e uma loja virtual contam com diferenciais que não permitem se classificarem como a mesma coisa.
O e-commerce é realmente voltado a ser um comércio online, então, possui processos que realmente o otimizam para atender as necessidades de quem busca vender, e não se restringe a garantir a venda apenas através de uma loja virtual.
Na verdade, a loja virtual faz parte do e-commerce, principalmente para a exposição e vendas. O ponto chave de um e-commerce são as suas integrações com e-mail marketing, redes sociais, entre outros, que garante o público chegar até a loja.
8 passos para criar seu e-commerce
Se você tem vontade de contar com seu próprio comércio eletrônico, chegou a hora de descobrir como criar o seu negócio do zero!
Listamos um passo a passo com 8 passos para te ajudar!
Defina seu segmento
Extremamente importante, é preciso antes de tudo definir o segmento de atuação. O intuito desta etapa é encontrar um nicho de atuação que consiga obter sucesso com algum diferencial.
Estude o público
Depois da escolha do segmento, busque compreender quem é seu público, o que ele busca, como seu produto se encaixa em suas buscas e formas de atraí-lo.
Essa etapa ajudará muito você com as estratégias de marketing!
Regularização e legislação
Mesmo sendo o e-commerce sendo um negócio digital, você tem que regularizar sua empresa para evitar problemas. Então, é mais que recomendado que você formalize seu negócio, crie seu CNJP e, principalmente, estude a legislação para entender sobre as leis e tributações para e-commerce!
Escolha da plataforma e-commerce
Essa é uma etapa que exige atenção, pois sua escolha deverá ser baseada no que busca entregar para seu público! Além disso, você precisa escolher uma plataforma que te entregue a possibilidade de fazer uma gestão qualificada da loja virtual.
Fique atento também às ferramentas, integrações, plugins, e personalização de layout!
Escolha do servidor
Um ponto técnico bastante importante, é a escolha do servidor, pois é ele que vai garantir que seu site funcione corretamente, sem lentidão ou saia fora do ar. Na hora de escolher, busque por um que garanta uma boa experiência para os usuários e com uma boa reputação.
Estoque e Produtos
E-commerce no ar e configurado, é o momento de criar seu estoque e colocar os produtos à venda!
Você pode contar com uma confecção própria para a criação dos seus produtos, ou trabalhar com recompra, para isso, é preciso ir em busca de bons fornecedores.
Uma das maiores críticas aos comércios eletrônicos é a falta da gestão de estoque por parte de seus comerciantes. Evite ao máximo sofrer com escassez de estoque e fique sempre atento aos pedidos e produtos, para assim, não faltar itens para seus consumidores.
Estruture o atendimento ao cliente
Comprar pela internet pode gerar inseguranças para algumas pessoas. Por isso, é preciso ter um atendimento ao cliente excelente para não perder vendas. Desta forma, definir os canais de atendimento ao público se torna uma tarefa muito importante!
Estruture seus canais com o objetivo de entregar agilidade e resolver com rapidez dúvidas, principalmente em situações complicadas. Uma boa dica, é contar com uma ferramenta de atendimento com foco na humanização e conversão!
Marketing e divulgação
Por fim, é preciso focar no marketing e divulgação dos produtos do seu e-commerce! Crie sua estratégia de marketing levando em conta onde estão seus clientes e a melhor forma de se comunicar com eles!
Você pode investir em tráfego pago, redes sociais, entre outras formas de divulgação. Uma recomendação para você gerar vendas com um baixo ROI, é investindo em e-mail marketing para envio de promoções e novidades para já clientes.
Além do e-mail marketing ajudar na recompra, ele também pode ser uma grande ferramenta para recuperação de carrinhos abandonados.
Dicas para melhorar seu e-commerce
Seu e-commerce está pronto, mas não está gerando vendas como o esperado?
Neste tópico estamos trazendo dicas que podem ajudar a fazer o público escolher seus produtos!
Depoimento de clientes
Um ponto chave, que aumenta muito a confiança de visitantes sobre comércios eletrônicos, é usar depoimentos de clientes contando sobre a boa experiência que tiveram.
Pessoas confiam em outras pessoas, então, busque sempre inserir feedbacks recentes!
Use fotos boas e atrativas
Imagens de qualidade fazem grande diferença na decisão de compra, e você precisa investir nisso!
Capriche nas imagens que você usa para ilustrar seus produtos, evite fotos com resolução baixa e sem qualidade.
Tenha boas descrições de produtos
Como não é possível para seu visitante ter um contato físico com seu produto, você precisa entregar o máximo de informações para ele definir se irá comprar ou não.
Busque anunciar seus produtos com o máximo de dados que possui, uma descrição completa sobre eles faz grande diferença.
–
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro dos principais assuntos sobre E-commerce!